Chamo-me Israel Guimarães e sou Psicólogo Clínico, membro efetivo da ordem dos psicólogos nº02229 e membro filiado nº968041 da APA (American Psychological Association).
Tirei o mestrado de orientação vocacional, tendo estagiado academicamente no serviço de psicologia na Universidade do Minho.
Posteriormente, estagiei profissionalmente na Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra (APVG).
Colaborei com a SIGO na intervenção psicológica em vítimas de violência doméstica e fiz voluntariado no centro de dia de Gualtar-Braga e na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró – Braga.
Sou formador dos módulos de Inteligência Emocional e, atualmente, dedico-me à intervenção (psicoterapia) e à formação.
O que me aproximou da psicologia foi, e é, a possibilidade de ajudar as pessoas a aproximarem-se do ser humano que realmente querem ser e a viverem uma vida enriquecedora, com sentido e propósito. Neste processo, a minha intervenção recai, essencialmente, sobre dois aspetos: tratamento de psicopatologias e desenvolvimento pessoal. Enquanto psicólogo tenho por base uma abordagem humanista (Rogeriana) que concilio com modelos de intervenção validados cientificamente, nomeadamente a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e a Terapia Cognitivo Comportamental (CBT). Os preceitos da ACT são os que mais me identifico.