Por fobia entende-se um medo infundado e irracional de alguma coisa. As pessoas enfrentam um extremo desconforto e angústia diante desses objetos/situações ativadores do medo e da ansiedade, por isso tendem a evitá-las de todas as maneiras possíveis, acabando por atrapalhar a sua vida. O medo, a ansiedade e o stress são automáticos nesses casos, que se repetem sempre que o paciente não consegue evitar a situação.
As fobias podem ser divididas em específicas, sociais e agorafobia.
- Fobias específicas
A fobia, por definição, é um medo ou ansiedade irracional e exagerado em relação a alguma coisa. É designada específica, já que esses sentimentos são gerados por uma situação ou um objeto em particular.
- Fobias sociais
Caracterizam-se pelo medo contínuo de ser exposto a situações de convívio social, onde o indivíduo receia ser julgado negativamente pelos outros.
- Agorafobia
Quem sofre com agorafobia receia situações que o possam levar a sensações de aprisionamento, desamparo ou constrangimento. Esse sentimento de ansiedade, em geral, manifesta-se em ambientes desconhecidos nos quais o indivíduo tem pouco controlo.