Skip links
Published on: Gestão Emocional

Como acompanhar a experiência emocional dos nossos filhos no regresso às aulas?

A literacia emocional é muito importante para a manutenção da nossa saúde mental. Falar com os nossos filhos acerca das suas experiências emocionais é fundamental para a naturalização das mesmas e para um desenvolvimento emocional e psicológico saudável.

Medo (ansiedade), tristeza (depressão), alegria, irritação (raiva), surpresa, aversão são as seis emoções fundamentais que todos os seres humanos aportam e experimentam. As emoções não são positivas nem negativas, cumprem uma função. As emoções ajudam-nos a ajustar o nosso comportamento com o objetivo de nos adaptarmos às circunstâncias. Os mecanismos emocionais também são essenciais para a nossa sobrevivência. Imagine viver sem sentir medo?!?
Por vezes, enquanto pais, involuntariamente adotamos narrativas que remetem para a repressão, julgamento e desvalorização da experiência emocional. “Não chores”, “tens que ser forte”, “isso não é nada”, “os meninos grandes não choram”, etc. Esses mesmos pais também foram alvo desses discursos/comentários. Portanto, facilitar a literacia emocional dos nossos filhos exige que a tenhamos.

Eis que se impõe a questão: Então o que fazer para promover a gestão/literacia emocional dos nossos filhos? Um primeiro passo será os pais educarem-se para a gestão/literacia emocional. De seguida, numa lógica conversacional, podemos formular questões que evocam a experiência emocional dos petizes. Para iniciar questões mais genéricas: “Como correu o teu dia?”. De seguida focamos: “O que gostaste mais/menos?”. E agora sim, passamos à experiência emocional: “… como te sentiste?”. Podemos inclusivamente dar pistas: “Deve ter sido frustrante!”, “Eu ficaria com medo nessa situação!”. Por último, naturalizamos a experiência e identificamo-nos: “Sabes, hoje eu também fiquei muito irritado porque no trabalho…”, “Sim, no outro dia também estive a chorar porque fiquei triste quando soube que …”.

A identificação, empatia, conexão visceral com a experiência partilhada dos nossos filhos, é de capital importância. Ouçam-nos, conectem-se e, para tal, também é fundamental reservar tempo para estas interações e saber fazer bom uso do silêncio.

Abaixo deixo algumas referências de vídeos, filmes e livros que possam auxiliar nesta fantástica odisseia que é o universo da literacia emocional:

Filmes/vídeos:

Divertida Mente:

https://www.youtube.com/watch?v=ukQeR3zYncw

O sistema de Educação:

https://www.youtube.com/watch?v=K4Foovfdb-E&t=159s

Gestão emocional:

Livros:

A Arvore Generosa:

https://www.pnl2027.gov.pt/np4/a_arvore_generosa.html

A Grande Fabrica de Palavras:

https://www.bertrand.pt/livro/a-grande-fabrica-de-palavras-agnes-de-lestrade/14238830

Senta-te Quietinho como uma Rã:

https://www.bertrand.pt/livro/senta-te-quietinho-como-uma-ra-eline-snel/22884836

O Coração e a Garrafa:

https://www.wook.pt/livro/o-coracao-e-a-garrafa-oliver-jeffers/4502598