Conhecer as nossas emoções, limites e habilidades é fundamental, tanto para a nossa saúde psicológica, quanto para o nosso crescimento pessoal e profissional.
O autoconhecimento é um processo que envolve identificar hábitos e pensamentos frequentes que são responsáveis por moldar o sujeito. A partir daí, podemos compreender como estes influenciam os nossos comportamentos, tomadas de decisão e as dinâmicas dos nossos relacionamentos.
Compreendermos quem somos e como agimos, ajuda-nos a perceber quais são as nossas fraquezas e forças, permitindo-nos reforçar aquilo que é positivo e amenizar o que é negativo. Ou seja, uma pessoa dotada de autoconhecimento apresenta domínio sobre os seus êxitos, medos, inseguranças e insatisfações, tornando-se capaz de coordenar as emoções e alcançar objetivos.
O autoconhecimento significa então entrar em contato com a nossa própria essência, garantindo o domínio de nós próprios. Para isso, é necessário que façamos um estudo aprofundado e minucioso daquilo que somos e daquilo que representamos, dos nossos pensamentos, desejos, esperanças, frustrações, crenças e propósito.
Na realidade, o autoconhecimento é fundamental para que a pessoa possa ser dona de si mesma. Quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento detêm consciência das suas metas, desejos, objetivos e propósitos, repensa atitudes, fortalece qualidades, enfrenta eventuais mudanças de cabeça erguida, reconhece e aceita emoções negativas e trabalha-as para que sejam modificadas.
Já a falta de autoconhecimento pode trazer graves consequências, tais como envolver-se em relações abusivas, prejudicar o crescimento pessoal e profissional, desenvolver fobias, entre outros.
Os benefícios do autoconhecimento são:
- Fortalecimento da autoestima e autoconfiança;
- Estado de humor mais estável;
- Diminuição de pensamentos negativos;
- Desenvolvimento do amor-próprio e autoaceitação;
- Reações mais apropriadas aos acontecimentos;
- Diminuição da preocupação com o futuro;
- Criação de um estilo de vida mais saudável;
- Deixar de ter medo de novas situações;
- Aumento do bem-estar emocional.